Romney tenta vitória decisiva em primárias no reduto de Obama

Tuesday, March 20, 2012 0 comments
O pré-candidato republicano às eleições presidenciais dos Estados Unidos Mitt Romney se posiciona como favorito para vencer, nesta terça-feira (20), as primárias em Illinois (norte), reduto político do presidente e candidato democrata Barack Obama.
"Mitt Romney caminha rumo a uma vitória decisiva em Illinois", avaliou na segunda-feira o instituto de pesquisas Public Policy Polling, após divulgar uma consulta em que o candidato moderado demonstra vantagem de 15 pontos perante seu principal adversário na disputa pela indicação democrata, o ultraconservador Rick Santorum.
Romney foi quem venceu mais primárias, mas as recentes vitórias de Santorum o impediram de garantir a indicação.
Se vencer em Illinois, estado pelo qual Obama foi senador, Romney conseguiria uma vantagem com vistas às primárias na Luisiana (sul) em 24 de março, bem como nas de Maryland (leste) e no Distrito Federal (Washington), em 3 de abril.
No entanto, Santorum, que venceu 10 das 31 primárias e caucus celebrados até agora, ainda acredita ter chances de vencer em Illinois.
"Convido-os a ler os artigos de jornal que contam como (o ex-presidente) Ronald Reagan não liderava as primárias e até que ponto era (considerado) conservador demais para ganhar" a indicação do seu partido, declarou Santorum nesta segunda-feira à emissora Fox News.
Delegados
A primária em Illinois oferece 54 delegados e se segue à fácil vitória do ex-governador de Masssachusetts no domingo em Porto Rico, onde Romney conquistou todos os 20 delegados em disputa após obter mais de 80% dos votos. São necessários 1.144 delegados para a indicação republicana para ser o candidato.
Segundo a última estimativa divulgada pela CNN, Romeny tem até agora 507 delegados e Santorum, 239. O ex-líder da Câmara Newt Gingrich vem em seguida, com 136 e o ex-parlamentar pelo Texas Ron Paul tem 69.
A despeito da sua liderança no número de delegados, Romney ainda enfrenta questionamentos sobre sua habilidade para conquistar a base convervadora republicana e um vitória em Illinois ajudaria a cementar sua liderança.

Fonte   www.g1.globo.com




0 comments:

Post a Comment

 

©Copyright 2011 Nossa TV Canada | TNB