Coreia do Norte prepara lançamento de foguete; vizinhos ficam em alerta

Monday, April 9, 2012 0 comments

A Coreia do Norte preparou um foguete para ser lançado de um vale no remoto noroeste do país nesta semana, que vai demonstrar a capacidade norte-coreana de lançar um míssil com potência para atingir os Estados Unidos.
O recluso governo norte-coreano diz que o foguete irá apenas transportar um satélite meteorológico, mas a Coreia do Sul e os Estados Unidos dizem que é um teste de míssil balístico. E apesar de o risco do foguete mudar de direção ser muito baixo, a orientação do lançamento continua sendo o ponto mais fraco.

Em uma medida rara, repórteres foram levados para a nova estação de lançamento Sohae, perto da fronteira com a China, onde funcionários trabalhavam para preparar o foguete Unha-3, de 30 metros de altura, e seu satélite.
O foguete de três andares estava na plataforma de lançamento, indicando que ocorrerá conforme o planejado entre os dias 12 e 16 de abril.
"O comandante supremo Kim Jong-un tomou uma decisão muito ousada, é por isso que vocês foram permitidos ficar tão perto do local do lançamento", afirmou o diretor da área Jang Myong Jin aos jornalistas estrangeiros que visitaram o local no domingo.
A Coreia do norte anunciou planos de lançar o foguete carregando o satélite para coincidir com as comemorações do 100o aniversário de seu fundador, Kim Il-sung, uma medida que ajudará a consolidar o prestígio de seu neto Kim Jong-un, que assumiu o poder em dezembro.

Fonte   www.g1.globo.com

0 comments:

Post a Comment

 

©Copyright 2011 Nossa TV Canada | TNB