Prosseguimento da violência na Síria é 'alarmante', diz Hillary Clinton

Wednesday, April 11, 2012 0 comments
A secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, considerou nesta quarta-feira (11) "alarmante" o prosseguimento da violência na Síria, enquanto o regime sírio anunciou o fim de suas operações militares para quinta-feira de manhã, dia do ultimato estabelecido pelo plano Annan para um cessar-fogo.

Hillary fez estas declarações na abertura de uma cúpula de ministros das Relações Exteriores do G8 em Washington.
"Estamos preocupados com os problemas que terá o emissário (da ONU e da Liga Árabe para a Síria) Kofi Annan para chegar a um cessar-fogo e ao fim da violência. Acompanhamos a situação atentamente".

"Os acontecimentos do ano passado e, inclusive, da semana passada, reafirmam a necessidade de uma cooperação internacional permanente, e a cúpula do G8 é essencial para isso", acrescentou a chefe da diplomacia americana, antes de anunciar que o tema voltará a ser abordado mais adiante durante o dia.
'Promessas pouco confiáveis'
Os Estados Unidos julgaram as promessas das autoridades sírias de cessar os combates "pouco ou mesmo nada confiáveis".
Mesmo que as forças sírias cessem efetivamente a violência, isso "não pode ser considerado uma aplicação do plano de seis pontos" proposto por Annan, disse à imprensa a embaixadora dos Estados Unidos na ONU, Susan Rice.
Rice lembrou que Damasco comprometeu-se a retirar suas tropas das cidades sírias em 10 de abril e que o regime não respeitou essa promessa.
"Portanto, é o regime sírio primeiro, e não a oposição, que deve respeitar suas obrigações de forma absoluta e manifesta segundo o plano de Annan", completou.
Segundo diplomatas, os países ocidentais membros do Conselho de Segurança insistem que o governo sírio não se limite a aplicar o cessar-fogo, mas que também retire seus soldados e canhões das cidades sírias, como havia prometido.

Fonte   www.g1.globo.com

0 comments:

Post a Comment

 

©Copyright 2011 Nossa TV Canada | TNB